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IESB Eureka Day premia projetos criativos e inovadores de estudantes do DF

Alunos do Centro Educacional 07 de Taguatinga conquistam prêmios. Conheça todos os vencedores da primeira edição do evento



 


O Centro Universitário IESB promoveu nesta segunda-feira, 17/10, a premiação do Eureka Day. A iniciativa é um concurso inédito para incentivar que estudantes do Ensino Médio de todo o Distrito Federal, e da graduação do IESB, apresentem para a sociedade e convidados os seus projetos, produtos ou ideias criativas e inovadoras, ampliando o currículo e o portfólio.

Nesta primeira edição, que dá início às comemorações dos 25 anos do IESB, o concurso contou com 88 projetos inscritos e a participação de mais de 300 estudantes. "É muito importante envolvermos as universidades no processo de estímulo à criatividade e inovação. É essa a proposta do IESB Eureka Day. Tivemos projetos brilhantes, apresentados neste primeiro concurso, e estamos orgulhosos com o resultado", destacou a professora Eda Machado, fundadora do IESB.

Para a cerimônia de premiação, foram selecionados, por avaliadores independentes, os melhores projetos de cada categoria e, em seguida, foram conhecidos os três grandes vencedores, conforme decisão dos jurados.

Na categoria Ensino Médio, os vencedores foram:

·         1º lugar: LamPet (Lâmpada de garrafa Pet), de Tiago Carvalho Faria dos Santos; aluno do Colégio IESB.

·         2º lugar: Pato Foguete, dos alunos Barbara Lau Damasceno de Souza; Cauã Meirelles Rodrigues; Davi Andrade Costa; Isaac Alonço Itacarambi de Souza Silva; e Stephanie de Freitas Moura, estudantes do Centro Educacional 07 de Taguatinga.

·         3º lugar: RPG Rosas da Vida, projeto de Bianca Guilherme Farto Fernandes, Cauã Meirelles Rodrigues, Davi Andrade Costa e Eduardo de Castro Neves, estudantes do Centro Educacional 07 de Taguatinga.

Na categoria Graduação, os vencedores foram:

·         1º lugar: Alfabetização em português como segunda língua para crianças surdas; projeto de Beatriz Campos Cruz e Davi Dias da Silva Cruz, alunos dos cursos de Cinema e Jogos Digitais.

·         2º lugar: Ponto de ônibus reciclado e sustentável, projeto de Ludmilla Maria Mendes Leal Moreira, aluna do curso de Arquitetura.

·         3º lugar: S.A.H.U – Sistema de horta hidropônica compacto pensado para ambientes urbanos, de Marcos Paulo Rodrigues de Novais, curso de Engenharia Elétrica.

Os vencedores receberam as seguintes premiações: 1º lugar: R$ 3.000,00 (três mil reais); 2º lugar: R$ 2.000,00 (dois mil reais); e 3º lugar: R$ 1.000,00 (hum mil reais).

A abertura do evento contou ainda com a palestra Inova Sebrae.

Aluna do curso de Cinema e Mídias Digitais do IESB, Beatriz Campos Cruz destaca a importância do projeto. Ao lado do estudante Davi Dias da Silva, do curso de Jogos Digitais, ela apresentou o projeto alfabetização em português como segunda língua para crianças surdas e contou a inspiração para a iniciativa inovadora. "Desde que entrei na graduação, comecei a ter interesse em fazer pesquisas acadêmicas sobre essa temática. Escrevi alguns artigos e me juntei ao Davi, de Jogos Digitais, para pensarmos em novas alternativas com o objetivo de ajudar pessoas. Como tenho muito contato com a comunidade surda, percebi algumas dificuldades com o português e a educação neste grupo. Logo, pensamos na proposta em um jogo digital para que as crianças possam crescer alfabetizadas. O próximo passo é colocar o projeto em prática", disse a estudante.

Entre as dicas para estimular a criatividade e a inovação, ela destaca: "colocar as ideias em um diário, pois a escrita nos ajuda a entender melhor o que acontece no nosso dia a dia; prestar atenção em nossa volta, o que podemos mudar, tanto em nossa vida, como na sociedade; brincar com elementos artísticos que envolvam o sensorial, como traços e desenhos", compartilhou Beatriz.

Estudante do Centro Educacional 07 de Taguatinga, Davi Andrade, que conquistou o segundo lugar com o projeto Pato Foguete, produzido com garrafa pet, contou sobre o trabalho em equipe. "A ideia surgiu antes da metade do ano e foi um trabalho incrível com uma equipe de nove estudantes. A ideia surgiu como uma brincadeira para a Mostra Brasileira de Foguete", disse o estudante ao lado do professor de Ciências, Bruno Costa, que incentivou e acompanhou de perto o trabalho dos alunos. "É muito importante essa iniciativa do IESB de abrir suas portas para os estudantes do ensino médio de todo o Distrito Federal. Para os alunos das escolas públicas, como a nossa, apresentar suas ideias e projetos em um espaço como este e conhecer de perto o universo do ensino superior, é uma excelente oportunidade e inspiração para uma carreira", avaliou o professor de Ciências.

Demanda por profissionais criativos

Estimular a criatividade e a inovação é um dos principais pilares do IESB, habilidades cada vez mais determinantes na pavimentação do nosso futuro.

De acordo com um levantamento da consultoria McKinsey, até 2030, a demanda por profissionais criativos aumentará em até 40% na Europa e nos Estados Unidos, deixando cada vez menos espaço para os repetidores de tarefas.

No Brasil, o tema também é cada vez mais atual. Um estudo divulgado em setembro deste ano, elaborado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual, agência especializada das Nações Unidas, mostrou que o país ganhou três posições no índice global de inovação, passando da 57ª para a 54ª posição na edição de 2022 do Global Innovation Index (GII).

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