MrJazsohanisharma

Ibaneis e Caiado juntos contra o narcotráfico e o crime organizado por mais segurança no Entorno do DF



Por determinação dos governadores, Ibaneis Rocha (MDB) do Distrito Federal e Ronaldo Caiado (DEM) de Goiás, que fez com que as polícias do DF e de Goiás e forças federais unissem forças, e fizessem mais de 3,4 mil abordagens em três dias, tendo como alvo o narcotráfico e o crime organizado. Com um efetivo de 550 agentes de Segurança Pública empregados. Vinte e duas prisões, divididas em situações flagranciais e cumprimento de mandado. Presença do Estado. Aumento da sensação de segurança no Entorno do DF


Ao todo, 550 agentes de Goiás, DF e das forças federais participaram da Operação Anhanguera, que passa a integrar o Programa Vigia, do MJSP | Foto: Divulgação/SSP-DF

Este é o resultado da Operação Anhanguera – ação integrada entre as secretarias de de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) e de Goiás (SSP/GO) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) na região que abrange as duas unidades da federação.

"Essa operação ressalta a parceria das forças policiais do DF e de Goiás, que sempre trabalharam de forma integrada e, desta vez, com apoio do Ministério da Justiça"Júlio Danilo, secretário de Segurança Pública do DF

O objetivo é combater o narcotráfico e o crime organizado e aumentar a segurança na região do Entorno do DF. Além das forças policiais das duas Unidades da Federação (UFs), as polícias Rodoviária Federal (PRF) e Federal (PF) também participam da força-tarefa, que teve como foco as cidades goianas de Águas Lindas, Girassol, Edilândia e Cocalzinho e, no DF, Incra 8 e 9, Ceilândia e área rural de Brazlândia.

Ao todo, 550 agentes de Goiás, DF e das forças federais participaram da ação integrada, que realizou 22 prisões e 3.462 abordagens, entre a última sexta-feira (23) e segunda (26). Entre as detenções, 11 foram decorrentes de Autos de Prisão em Flagrante (APFs) e 11 do cumprimento de mandados judiciais de prisão.

Foram realizados 13 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs), além da apreensão de três armas de fogo e de 15 veículos. As ações de fiscalizações tiveram como alvo bares, casas noturnas, veículos e restaurantes, resultando em 87 autos de infração e 44 autos de infração de trânsito.

3.462abordagens e 22 prisões foram feitas durante a operação, entre sexta (23) e segunda (26).

"Essa operação ressalta a parceria das forças policiais do DF e de Goiás, que sempre trabalharam de forma integrada e, desta vez, com apoio do Ministério da Justiça", ressalta o secretário de Segurança Pública do DF, delegado Júlio Danilo.

"Estávamos planejando ações em parceria há algum tempo e continuaremos a desenvolver operações pontuais e efetivas nos pontos de divisa do DF e GO. Seguiremos com o intercâmbio de informações e dados de inteligência voltados à construção do conhecimento para redução criminal', acrescenta o secretário.

A parceria é reafirmada pelo titular da SSP-GO, Rodney Miranda, para quem a operação é a primeira de diversas que serão realizadas no entorno do DF. "O trabalho faz parte de um esforço conjunto, que ocorre desde 2019, para a implantação de novas estratégias de segurança voltadas especificamente para a região", destaca.

Segundo ele, não é um encerramento, mas sim um início. "A institucionalização e o esforço conjunto das forças de segurança, em busca da paz e da tranquilidade da população de Goiás e do DF", destaca Rodney Miranda.

A Operação Anhanguera integrará o Programa Vigia, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), coordenado pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi) da pasta, que visa acabar com as organizações criminosas nas fronteiras e divisas do Brasil.

A Operação foi batizada de Anhanguera em referência a Bartolomeu Bueno da Silva, Bandeirante Anhanguera, que desbravou as terras de Goiás.
Postagem Anterior Próxima Postagem