CURSO COMUNICAÇÃO EM ASSESSORIA
Curso com certificado
PERÍODO: 3 e 4 de fevereiro 2017 sexta-feira (19:00 ÁS 22:00) e sábado(09:00 ÁS 18:00).
CARGA HORÁRIA: 10h.
INSCRIÇÕES: www.inovagestao.net
INFORMAÇÕES: 61 4101-8158| 9 9103-2600 | 9 8497-2015
LOCAL DO CURSO: Setor de Diversões Sul, bloco A, Nº 44, Edifício Boulevard Center, sala 401/410 (auditório), Brasília/DF. CEP: 70.391-900.
VALORES:
Individual até dia 30 de janeiro R$ 1.000,00 pode dividir em 4 vezes de R$ 250,00
Individual no dia 03 de fevereiro R$ 1. 200,00 pode dividir em 4 vezes de R$ 300,00
GRUPO DE QUATRO PESSOAS
Até dia 30 de janeiro = R$ 800,00 pode dividir em 4 vezes (por pessoa)
No dia 03 de fevereiro = R$ 1.000,00 pode dividir em 4 vezes de R$ 250,00 (por pessoa)
O pagamento pode ser efetuado em cartão de crédito e debito.
O curso tem por objetivo oferecer subsídios para implantação de assessoria de comunicação, estruturação de assessoria de imprensa e possibilitar o aprendizado teórico-prático acerca do funcionamento e da importância da assessoria no processo de comunicação atual.
Específicos:
- Expor a dimensão histórica acerca da assessoria;
- Preparar para uma atuação reflexiva e estratégica na função;
- Desenvolver a prática no texto e no planejamento.
EMENTA: As novas tecnologias na comunicação (jornalismo, publicidade, propaganda e relações públicas) para assessoria interna e externa. O texto e a comunicação com os diferentes públicos. Planejamento e execução de projetos de comunicação. Aplicação da assessoria de imprensa nas organizações contemporâneas como fonte auxiliar de elaboração da pauta e do conteúdo das redações. Base técnica necessária para o aluno exercer a função de assessor de nas diversas instituições.
OBJETIVOS GERAIS: O curso tem por objetivo oferecer subsídios para implantação de assessoria de comunicação, estruturação de assessoria de imprensa e possibilitar o aprendizado teórico-prático acerca do funcionamento e da importância da assessoria no processo de comunicação atual.
Específicos:
- Expor a dimensão histórica acerca da assessoria;
- Preparar para uma atuação reflexiva e estratégica na função;
- Desenvolver a prática no texto e no planejamento.
Conteúdo Programático
Unidade I
03 de fevereiro
19hs às 22 hs
Assessoria de Comunicação o que é isso?
Conceitos e finalidades
Atuação das assessorias no Brasil e na América Latina
Unidade II
04 de fevereiro
09hs às 12h30
As assessorias e os veículos de comunicação: delimitação de territórios
A relação entre as redações convencionais e as redações de assessoria
A comunicação interna e externa
O trabalho do assessor de imprensa, do publicitário e do relações públicas
Unidade III
04 de fevereiro
13h30 às 18 horas
O release
As peças publicitárias
Os relacionamentos com os públicos
O texto para veículos impressos, online e de radiodifusão
Quando o release vira notícia
As redes sociais, o assessor na era digital
Metodologia
• Aulas expositivas;
• Exibição de filmes;
• Estudo de textos e casos práticos;
PROFESSORA: Dra. Hosa Freitas
PhD em Gestão de Comunicação Social e Ciência Política na Universty Houston (USA)
Mestrado em Teoria da Comunicação na Faculdade Cásper Líbero
Mestrado em Semiótica na ECA - USP
Pós-graduanda em Teoria da Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (SP),publicidade e marketing, Jornalismo Econômico e Semiótica Narrativa.
MBA em Marketing pela – Escola Superior de Propaganda e Marketing do RJ (ESPM/BSB)
Especialização em assessoria de Imprensa no Sindicato Internacional de Serviços (The George Washington University) em Washington,dc/USA
Comunicação Social – habilitação em Jornalismo no Centro Universitário de Brasília (Uniceub), Publicidade, Propaganda e Relações Públicas na Universidade de Brasília (Unb/ CEUB) e Letras na Faculdade de Filosofia e Letras de Araxá/MG.
Graduada em Artes Plásticas pela École Supérieure de Arts Decoratifs de Strabourg/França.
Nos últimos 14 anos têm atuado como consultora de imagem (media training) e assessora de imprensa e técnica legislativa de parlamentares, entre eles, Pauderney Avelino (DEM/AM), Onyx Lorenzoni (DEM/RS), ACM Neto (DEM/BA), Eduardo Gomes (PSDB/TO), Júlio Semeghini (PSDB/SP), José Rocha (PR/BA), Luciano Castro (PR/RR), Waldemir Moka (PMDB/MS), Júlio César (DEM/PI), Comissão de Agricultura (dep Raimundo Gomes de Matos /PSDB/CE), Comissão de Segurança Pública (dep. Efraim Filho /DEM/PB), Liderança PSDB, Mariana Carvalho (PSDB/RO) Dire de Comunicação da Câmara dos Deputados, como também acompanhamento técnico em comissões.
Últimos clientes:
FNTI – Frente Nacional das Entidades de Tecnologia da Informação – Assessoria Institucional/Congresso Nacional (formada pela ABES/ASSESPRO/FENAINFO/SOFTEX/SUCESU)
Phillips do Brasil (media training)
Assessora de imprensa e marketing da Universidade Católica de Brasília
Consultora Unesco, atuando na Assessoria de Imprensa e Planejamento Estratégico de ações sociais
Funasa – Fundação Nacional de Saúde, núcleo de imprensa e planejamento de divulgação das campanhas de vacinação.
OPAS – Treinamento para técnicos de comunicação dos ministérios de saúde dos países da América Latina (Santiago/Chile)
Assessoria de Marketing (status de diretoria) da GEAP – Fundação de Seguridade Social (Brasília)
Assessora de Comunicação do Trisoft – Núcleo de Desenvolvimento de Software do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Ligado ao programa Softex)
Veículos de Comunicação: (no período de 1984 a 2015)
Radio Web – texto para roteiro de programa de televisão/radio/internet Planejamento de campanhas eleitorais e publicitárias.
Reportagem / Produção/ Edição
TV Câmara e Agência Câmara
Portal UOL de notícias
Departamento de Publicidade da Câmara dos Deputados
Rede Vida de Televisão
Redobras / Brasília (Rádio/Televisão/Agência)
Sistema Globo de Jornalismo (Brasília/ Rio de Janeiro/ Uberlândia/ Uberaba)
TV Manchete (Brasília/ Rio de Janeiro) e TV Record (Brasília)
Jornal de Brasília e Correio Braziliense (Brasília)
Vídeo Press – Produção de Jornalismo
Academia e Publicações:
Faculdade do Triângulo (Profª de Teoria da Comunicação e Produção de Jornalismo)
Faculdade JK /Brasília (Profª de Teoria da Comunicação Semiótica e Planejamento de Assessoria de Comunicação Social, marketing e Gestão de Comunicação Social)
Universidade Católica de Brasília (Profª de Teoria da Comunicação e semiótica dos meios audiovisuais)
Publicações:
Como tramitam as proposições no Congresso Nacional (publicação voltada para assessoria institucional e parlamentar)
Planejamento de Assessoria de Comunicação e Media Training (publicação para Philips do Brasil, Samsung na América Latina) 1997
Manual da Fonte 2003
Contexto Político (2011-2014)
CPI dos Fundos de Pensão 2016
Bibliografia Básica
DUARTE, Jorge (org) Assessoria de Imprensa e relacionamento com a Mídia – Teoria e Técnica. São Paulo. Atlas 2003.
McGEE, James e PRUSAK, Laurence. Gerenciamento Estratégico da Informação. Rio de Janeiro:Campus, 1995.
MOREIRA, Rosa (org). Assessoria de imprensa: o papel do assessor. Brasília: Fenaj, 1996.
MARTIN Vanessa. Manual prático de eventos. São Paulo. Atlas 2003.
NASSAR, Paulo e Figueiredo, Rubens. O que é comunicação empresarial. São Paulo: Brasiliense, 2006
PINTO, Eduardo. Comunicação para produtividade: o que você tem a ganhar com a comunicação empresarial. Rio de Janeiro: Quartel,1994.
REGO, Francisco G. Torquato do. Comunicação Empresarial/Comunicação Institucional. São Paulo: Summus, 1986.
--------- Jornalismo Empresarial. São Paulo: Summus, 1987.
Bibliografia Complementar
FENAJ, Manual de Assessoria de Imprensa. São Paulo: 1986.
KUNSCH, Margarida Maria. O Planejamento da Comunicação Integrada. São Paulo: Summus Editorial, 1993.
LOPES, Boanerges. O que é Assessoria de Imprensa. São Paulo: Brasiliense, 1994.
NASSAR, Paulo/ FIGUEIREDO, Rubens. O Que é Comunicação Empresarial Coleção Primeiros Passos.Editora Brasiliense, São Paulo, 1995.
NORI, Walter/VALENTE, Célia. Portas Abertas. São Paulo: Best-Seller, 1990.
REGO, Francisco Gaudêncio Torquato do. Cultura, poder, comunicação e imagem – fundamentos da nova empresa. São Paulo, Pioneira, 1991. Coleção Novos Rumos.
THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade. Petrópolis, Vozes, 1998. 2 ed.
VILLELA, Regina. Quem tem medo da imprensa? Como e quando falar com jornalistas. Rio de Janeiro, Editora Campus, 1998.
ZANELLA, Luiz Carlos. Manual de Organização de eventos – Planejamento e operacionalização. São Paulo. Atlas 2004.
Livros recomendados
1 – Portas abertas, a experiência da Rhodia (Célia Valente E Walter Nori)
2 – Divulgação jornalística e relações públicas – comunicação empresarial na prática (Dorothy I. Doty)
3 – A força da comunicação (Frank M. Corrado)
4 – Pragmática do jornalismo (Manuel Carlos Chaparro)
5 – A arte de fazer jornal diário (Ricardo Noblat)
6 – O que é ser jornalista (Ricardo Noblat)
7 – Assessoria de imprensa – como se relacionar com a mídia (Maristela Mafei)
8 – O mundo dos jornalistas (Isabel Travancas)
9 – Instinto de repórter (Elvira Lobato)
10 – Muita sorte e pouco juízo (José Roberto de Alencar)
11 – Divina comédia da fama (Xico Sa)
12 – Assessoria de imprensa, teoria e prática (Elisa Kopplin)
13 – Uma Assessoria de Imprensa Responsável na Era Digital (Marguerite Hoxie)
14 – Ferramentas Digitais para Jornalistas (Sandra Crucianelli)
15 – Fama: como se tornar uma celebridade (Nara Damante)
Programação das atividades
03 de fevereiro 2017 (sexta-feira)
18 horas: Credenciamento e distribuição de material didático
19 horas: Início do curso
Assessoria de Comunicação o que é isso?
Conceitos e finalidades
20h30 : intervalo de 10 minutos
20h45 : retorno das atividades
Atuação das assessorias no Brasil e na América Latina
22 horas : encerramento
04 de fevereiro 2017 (sábado)
09 horas: Início das atividades
As assessorias e os veículos de comunicação: delimitação de territórios
A relação entre as redações convencionais e as redações de assessoria
10h30 intervalo de 15 minutos
10h 45 retorno das atividades
A comunicação interna e externa, o que mudou e o que fazer na era moderna
O trabalho do assessor de imprensa, do publicitário e do relações públicas
12h30 intervalo para almoço
13h30 início das atividades
O release
As peças publicitárias
Os relacionamentos com os públicos
15h30 intervalo de 15 minutos
15h45 início das atividades
O texto para veículos impressos, online e de radiodifusão
Quando o release vira notícia
As redes sociais, o assessor na era digital
18 horas encerramento
REALIZAÇÃO: INOVA GESTÃO | MCB